Pular para o conteúdo principal

Bandas 2,4 GHz e 5,0 GHz: O que significam e quais são as suas diferenças.

https://img1.ibxk.com.br/2014/08/12/12182840816127.jpg?w=700


A banda de 2,4 GHz possui apenas três canais, enquanto a de 5 GHz, apresenta vinte e três. A frequência de 2,4 GHz é a usada por todos os dispositivos Wi-Fi com o velho padrão 802.11g, o que significa mais eletrônicos numa mesma faixa.
Aparelhos como telefone sem fio e controle de garagem também usam a frequência de 2,4 GHz. O resultado final é que esta banda é muito mais congestionada do que a de 5 GHz, apresentando taxas de transferência de dados mais lenta.
Com a banda 5.0 GHz, é possível, por exemplo, ter até 20 dispositivos de rede próximos operando na mesma frequência sem que haja perda de sinal ou velocidade de internet. Apesar de possuir uma transferência de dados com maior velocidade, ela possui uma desvantagem de ser menos capaz de atravessar paredes e outros objetos sólidos, com isso a conexão pode cair ao sair de casa ou até mesmo quando você mudar de cômodo.
Por outro lado, a banda de 2,4 GHz, é mais adequada para a transmissão de dados em longas distâncias e através de paredes. Então, se a sua maior preocupação for a cobertura, você deve optar pela 2.4GHz.
Fontes de pesquisa:
Imagem:
https://img1.ibxk.com.br/2014/08/12/12182840816127.jpg?w=700


Comentários

  1. Eu tinha uma pequena dúvida sobre qual frequência usar, mas como eu prefiro a cobertura vou optar pela 2.4GHz. Obrigado por esclarecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conseguimos esclarecer suas dúvidas!!!!! Agradecemos a visualização no blog!!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HDTV no Brasil

A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007, em São Paulo. O evento reuniu mais de 2000 pessoas. Em 2009, o governo iniciou uma ampla campanha de divulgação sobre o que era a televisão digital, seus benefícios, além de fazer acordos com as fabricantes para baratear os preços, e a partir disso, as vendas de televisores aptos ao sistema digital melhoraram consideravelmente. DESLIGAMENTO DO SINAL ANALÓGICO: Até 2018, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), estima que 1,3 mil cidades brasileiras já estejam com o sinal analógico desligado. Para conscientizar e alertar os telespectadores sobre o desligamento, ela iniciará uma série de ações para falar sobre a TV Digital. Quem ainda recebe o sinal analógico, contará também com outro alerta para lembrá-lo sobre a conversão. É a presença de tarjas pretas e do símbolo A, de analógico, na tela do sinal analógico, indicando que o telespectador de

Óculos interagem à Mesa Inteligente com RFID

A empresa global de óculos Ray-Ban está preparando sua segunda implantação da tecnologia RFID como parte de sua Exibição interativa na Vision Expo . A tecnologia, fornecida pela Float Hybrid , inclui a Mesa Inteligente da Ray-Ban para vincular óculos etiquetados com conteúdo através de um leitor de RFID construído em um pedestal. A tecnologia foi lançada pela primeira vez na Vision Expo East , realizada em Nova York A Ray-Ban lançou a tabela inteligente interativa baseada em RFID como uma forma de atrair a atenção para seus produtos em exposição, enquanto alguns revendedores que visualizam a tecnologia expressaram interesse em usá-la para aumentar as vendas de produtos nas lojas. Nas exposições, a mesa inteligente busca comunicar novas campanhas - como o lançamento de produtos - para o público e para ajudar os varejistas a entender e otimizar planos para displays de produtos, bem como permitir que os participantes aprendam mais sobre os mesmos. A tabela consistiu de

O que significa e como funciona o Wi-Fi?

O Wi-Fi tornou-se um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, pois permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Por meio do Wi-Fi, podemos acessar a internet por sinal de ondas de rádio (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia), não sendo necessária a utilização de fios conectores. Nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são acelerados e emitem ondas de rádio que transportam as informações até uma antena receptora. As redes Wi-Fi agem de forma análoga: um adaptador (sem fio) para computadores capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, os quais são transmitidos com o auxílio de uma antena. Os roteadores wireless realizam transmissões dos dados de diversos aparelhos móveis conectados em uma rede interna, por meio das melhores e mais