Bluetooth: A conexão à curto alcance
A proposta do Bluetooth é substituir as várias soluções proprietárias existentes para conexão destes dispositivos com uma solução padronizada que possa ser adotada a nível mundial. Os requisitos principais que nortearam o desenvolvimento do Bluetooth foram:
- Baixo consumo de potência;
- Baixo custo, US$ 5 a 10 para adicionar o Bluetooth a um dispositivo.
- Cobertura mediana, variando de acordo com as classes dos dispositivos, desde 1 metro até 100
- Transmissão de voz e dados.
Vale também ressaltar que é um substituto não só dos fios, mas também outras tecnologias. O Bluetooth se mostrou eficiente sendo usado no lugar de receptores GPS, sensores infravermelhos como os contigo em controles, leitores de código de barras e dispositivos de controle de tráfego.
Um dispositivo mestre Bluetooth pode se comunicar com até mais sete dispositivos. Esse grupo de rede com até oito dispositivos é chamado Piconet. Uma piconet é uma rede ad-hoc, usando protocolos de tecnologia Bluetooth para permitir um dispositivo mestre de se interconectar com até sete dispositivos ativos. Até 255 dispositivos podem estar inativos, "estacionados", com os quais o dispositivo mestre pode se comunicar e trazer de volta ao status de ativo a qualquer momento.
Em qualquer momento, dados podem ser transferidos entre o mestre e outro dispositivo, porém os dispositivos podem trocar de posição e o escravo pode se tornar o mestre a qualquer momento. O mestre troca rapidamente de um dispositivo para outro, e transmissões simultâneas do mestre para vários outros dispositivos são possíveis, porém não muito utilizadas. Especificações de Bluetooth permitem conexão de duas ou mais piconets juntas para formar uma scatternet, com alguns dispositivos agindo como ponte para simultaneamente trabalhar como o mestre e o escravo em uma piconet.
Muitos adaptadores USB Bluetooth estão disponíveis também com um adaptador IrDA. Alguns adaptadores antigos (pré-2003), porém, têm serviços limitados, oferecendo apenas o enumerador Bluetooth e uma versão menos potente do rádio. Alguns dispositivos podem formar links entre computadores com Bluetooth, porém não fornecem a variedade de serviços que os adaptadores modernos oferecem.
Comentários
Postar um comentário