Pular para o conteúdo principal

Bluetooth: A conexão à curto alcance

Bluetooth: A conexão à curto alcance



Bluetooth é uma tecnologia para conexão sem fio (wireless) a curta distância de dispositivos como celulares,palm tops, fones de ouvido, microfones, computadores, teclados, entre outros. A tecnologia é considerada do tipo PAN ou WPAN e foi desenvolvida em 1994 com o objetivo de substituir os cabos que conectavam estes dispositivos ganhou o mercado e as grandes empresas de eletrônicos.
A proposta do Bluetooth é substituir as várias soluções proprietárias existentes para conexão destes dispositivos com uma solução padronizada que possa ser adotada a nível mundial. Os requisitos principais que nortearam o desenvolvimento do Bluetooth foram:

- Baixo consumo de potência;
- Baixo custo, US$ 5 a 10 para adicionar o Bluetooth a um dispositivo.
- Cobertura mediana, variando de acordo com as classes dos dispositivos, desde 1 metro até 100
- Transmissão de voz e dados.

Vale também ressaltar que é um substituto não só dos fios, mas também outras tecnologias. O Bluetooth se mostrou eficiente sendo usado no lugar de receptores GPS, sensores infravermelhos como os contigo em controles, leitores de código de barras e dispositivos de controle de tráfego.


Um dispositivo mestre Bluetooth pode se comunicar com até mais sete dispositivos. Esse grupo de rede com até oito dispositivos é chamado Piconet. Uma piconet é uma rede ad-hoc, usando protocolos de tecnologia Bluetooth para permitir um dispositivo mestre de se interconectar com até sete dispositivos ativos. Até 255 dispositivos podem estar inativos, "estacionados", com os quais o dispositivo mestre pode se comunicar e trazer de volta ao status de ativo a qualquer momento.
Em qualquer momento, dados podem ser transferidos entre o mestre e outro dispositivo, porém os dispositivos podem trocar de posição e o escravo pode se tornar o mestre a qualquer momento. O mestre troca rapidamente de um dispositivo para outro, e transmissões simultâneas do mestre para vários outros dispositivos são possíveis, porém não muito utilizadas. Especificações de Bluetooth permitem conexão de duas ou mais piconets juntas para formar uma scatternet, com alguns dispositivos agindo como ponte para simultaneamente trabalhar como o mestre e o escravo em uma piconet.
Muitos adaptadores USB Bluetooth estão disponíveis também com um adaptador IrDA. Alguns adaptadores antigos (pré-2003), porém, têm serviços limitados, oferecendo apenas o enumerador Bluetooth e uma versão menos potente do rádio. Alguns dispositivos podem formar links entre computadores com Bluetooth, porém não fornecem a variedade de serviços que os adaptadores modernos oferecem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bandas 2,4 GHz e 5,0 GHz: O que significam e quais são as suas diferenças.

A banda de 2,4 GHz possui apenas três canais, enquanto a de 5 GHz, apresenta vinte e três. A frequência de 2,4 GHz é a usada por todos os dispositivos Wi-Fi com o velho padrão 802.11g, o que significa mais eletrônicos numa mesma faixa. Aparelhos como telefone sem fio e controle de garagem também usam a frequência de 2,4 GHz. O resultado final é que esta banda é muito mais congestionada do que a de 5 GHz, apresentando taxas de transferência de dados mais lenta. Com a banda 5.0 GHz, é possível, por exemplo, ter até 20 dispositivos de rede próximos operando na mesma frequência sem que haja perda de sinal ou velocidade de internet. Apesar de possuir uma transferência de dados com maior velocidade, ela possui uma desvantagem de ser menos capaz de atravessar paredes e outros objetos sólidos, com isso a conexão pode cair ao sair de casa ou até mesmo quando você mudar de cômodo. Por outro lado, a banda de 2,4 GHz, é mais adequada para a transmissão de dados em longas distâncias e ...

O que significa e como funciona o Wi-Fi?

O Wi-Fi tornou-se um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, pois permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Por meio do Wi-Fi, podemos acessar a internet por sinal de ondas de rádio (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia), não sendo necessária a utilização de fios conectores. Nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são acelerados e emitem ondas de rádio que transportam as informações até uma antena receptora. As redes Wi-Fi agem de forma análoga: um adaptador (sem fio) para computadores capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, os quais são transmitidos com o auxílio de uma antena. Os roteadores wireless realizam transmissões dos dados de diversos aparelhos móveis conectados em uma rede interna, por meio das melhores e mais...
Fundamentos de Computação para Sistemas de Informação - Turma 01 Professor: Rogério Patrício Chagas do Nascimento, PhD Escolha dos Temas e Formação dos Grupos de Trabalhos Tema Escolhido:  GT5 :: REDES DE COMPUTADORES - Noções sobre Redes de Computadores (LAN, WAN, MAN, PAN, Intranet e Internet) - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC): Wi-Fi, Wi-Max, Bluetooth, 3G e 4G, RFID, GPS, VoIP, HDTV - Redes de Alta Velocidade