Pular para o conteúdo principal

HDTV no Brasil





A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007, em São Paulo. O evento reuniu mais de 2000 pessoas.
Em 2009, o governo iniciou uma ampla campanha de divulgação sobre o que era a televisão digital, seus benefícios, além de fazer acordos com as fabricantes para baratear os preços, e a partir disso, as vendas de televisores aptos ao sistema digital melhoraram consideravelmente.
DESLIGAMENTO DO SINAL ANALÓGICO:
Até 2018, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), estima que 1,3 mil cidades brasileiras já estejam com o sinal analógico desligado. Para conscientizar e alertar os telespectadores sobre o desligamento, ela iniciará uma série de ações para falar sobre a TV Digital.
Quem ainda recebe o sinal analógico, contará também com outro alerta para lembrá-lo sobre a conversão. É a presença de tarjas pretas e do símbolo A, de analógico, na tela do sinal analógico, indicando que o telespectador deve realizar a migração. 

http://s2.glbimg.com/hg-kkkBWOBaH4ACHBs2HGGofzko=/s.glbimg.com/og/rg/f/original/2016/03/04/novo_formato_editado.png

O QUE FAZER PARA POSSUIR UM SINAL DIGITAL?
Quem possui uma TV analógica irá precisar de um conversor e uma antena digital para continuar a assistir. 

FONTES DE PESQUISA:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/tv-digital-veja-cronograma-de-desligamento-do-sinal-analogico-nas-cidades.ghtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_digital_no_Brasil

Comentários

  1. Já tem uma data mais exata para ser feito o desligamento do sinal analógico em todo país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Data final para o desligamento 05/12/2018.

      Excluir
    2. Isso mesmo! A partir de 05/12/2018, o sinal analógico será desligado completamente no Brasil.

      Excluir
  2. Parabéns pelo post. Tenho uma dúvida... ainda existem muitos estabelecimentos com sinal analógico? e se existirem, vocês acham que o governo pode realizar algumas ações (distribuição de conversores, por exemplo) para que esses locais não permaneçam sem sinal de televisão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda existem sim, estabelecimentos que recebem o sinal analógico! O governo poderia também, diminuir o valor do conversor, em aproximadamente 40%, em regiões onde os moradores não possuem condições financeiras, criando uma "feira", com isso, eles não ficariam sem o sinal de TV.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fundamentos de Computação para Sistemas de Informação - Turma 01 Professor: Rogério Patrício Chagas do Nascimento, PhD Escolha dos Temas e Formação dos Grupos de Trabalhos Tema Escolhido:  GT5 :: REDES DE COMPUTADORES - Noções sobre Redes de Computadores (LAN, WAN, MAN, PAN, Intranet e Internet) - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC): Wi-Fi, Wi-Max, Bluetooth, 3G e 4G, RFID, GPS, VoIP, HDTV - Redes de Alta Velocidade  

O que significa e como funciona o Wi-Fi?

O Wi-Fi tornou-se um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, pois permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Por meio do Wi-Fi, podemos acessar a internet por sinal de ondas de rádio (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia), não sendo necessária a utilização de fios conectores. Nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são acelerados e emitem ondas de rádio que transportam as informações até uma antena receptora. As redes Wi-Fi agem de forma análoga: um adaptador (sem fio) para computadores capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, os quais são transmitidos com o auxílio de uma antena. Os roteadores wireless realizam transmissões dos dados de diversos aparelhos móveis conectados em uma rede interna, por meio das melhores e mais...

Bluetooth: A conexão à curto alcance

Bluetooth: A conexão à curto alcance Bluetooth é uma tecnologia para conexão sem fio (wireless) a curta distância de dispositivos como celulares,palm tops, fones de ouvido, microfones, computadores, teclados, entre outros. A tecnologia é considerada do tipo PAN ou WPAN e foi desenvolvida em 1994 com o objetivo de substituir os cabos que conectavam estes dispositivos ganhou o mercado e as grandes empresas de eletrônicos. A proposta do Bluetooth é substituir as várias soluções proprietárias existentes para conexão destes dispositivos com uma solução padronizada que possa ser adotada a nível mundial. Os requisitos principais que nortearam o desenvolvimento do Bluetooth foram: - Baixo consumo de potência; - Baixo custo, US$ 5 a 10 para adicionar o Bluetooth a um dispositivo. - Cobertura mediana, variando de acordo com as classes dos dispositivos, desde 1 metro até 100 - Transmissão de voz e dados. Vale também ressaltar que é um substituto não só dos fios, mas também outras ...