Pular para o conteúdo principal

O que significa e como funciona o Wi-Fi?




O Wi-Fi tornou-se um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, pois permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio.
Por meio do Wi-Fi, podemos acessar a internet por sinal de ondas de rádio (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia), não sendo necessária a utilização de fios conectores.
Nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são acelerados e emitem ondas de rádio que transportam as informações até uma antena receptora.
As redes Wi-Fi agem de forma análoga: um adaptador (sem fio) para computadores capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, os quais são transmitidos com o auxílio de uma antena.
Os roteadores wireless realizam transmissões dos dados de diversos aparelhos móveis conectados em uma rede interna, por meio das melhores e mais efetivas rotas de acesso, encaminhando e recebendo os pacotes de dados para a sua conexão com a internet.


Fontes de pesquisa:

Comentários

  1. Excelente post, muito informativo. Poderia abordar também os tipos de banda (2,4GHz e 5GHz), já que atualmente tem gerado muita duvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio à postagem e também pela sua sugestão! Em breve postaremos sobre o assunto pedido.

      Excluir
  2. Bem resumido e explicativo, gostei. Porém a letras diferentes nos parágrafos incomoda.

    ResponderExcluir
  3. Pôster curto porém direto, muito interessante e informativo.

    ResponderExcluir
  4. Texto conciso e bem informativo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HDTV no Brasil

A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007, em São Paulo. O evento reuniu mais de 2000 pessoas. Em 2009, o governo iniciou uma ampla campanha de divulgação sobre o que era a televisão digital, seus benefícios, além de fazer acordos com as fabricantes para baratear os preços, e a partir disso, as vendas de televisores aptos ao sistema digital melhoraram consideravelmente. DESLIGAMENTO DO SINAL ANALÓGICO: Até 2018, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), estima que 1,3 mil cidades brasileiras já estejam com o sinal analógico desligado. Para conscientizar e alertar os telespectadores sobre o desligamento, ela iniciará uma série de ações para falar sobre a TV Digital. Quem ainda recebe o sinal analógico, contará também com outro alerta para lembrá-lo sobre a conversão. É a presença de tarjas pretas e do símbolo A, de analógico, na tela do sinal analógico, indicando que o telespectador de

Óculos interagem à Mesa Inteligente com RFID

A empresa global de óculos Ray-Ban está preparando sua segunda implantação da tecnologia RFID como parte de sua Exibição interativa na Vision Expo . A tecnologia, fornecida pela Float Hybrid , inclui a Mesa Inteligente da Ray-Ban para vincular óculos etiquetados com conteúdo através de um leitor de RFID construído em um pedestal. A tecnologia foi lançada pela primeira vez na Vision Expo East , realizada em Nova York A Ray-Ban lançou a tabela inteligente interativa baseada em RFID como uma forma de atrair a atenção para seus produtos em exposição, enquanto alguns revendedores que visualizam a tecnologia expressaram interesse em usá-la para aumentar as vendas de produtos nas lojas. Nas exposições, a mesa inteligente busca comunicar novas campanhas - como o lançamento de produtos - para o público e para ajudar os varejistas a entender e otimizar planos para displays de produtos, bem como permitir que os participantes aprendam mais sobre os mesmos. A tabela consistiu de