Pular para o conteúdo principal

3G e 4G: O que são e suas diferenças.

     
                       O serviço de internet móvel abrange uma grande porção do Brasil, sendo consolidado graças à empresas de telefonia móvel aptas para disponibilizar diversos planos indo de acordo com as necessidades do usuário. Hoje, é possível ter acesso a redes sociais e a informação na palma da sua mão pagando relativamente pouco. Nesse post, falarei sobre a tecnologia de rede que é bastante conhecida e consolidada (3G) e a recente tecnologia que está ganhando seu espaço gradativamente (4G).




3G


                Acrônimo para terceira geração, o 3G é uma tecnologia de telecomunicação móvel wireless (sem fio) baseada em padrões utilizados por aparelhos de telefonia móvel como smartphones e tablets. Utiliza-se de serviços e redes compatíveis à International Mobile Telecommunications-2000 (IMT-2000) com instruções regidas pela International Telecommunication Union.
                Apesar da sua primeira aparição ter sido em 1998, o 3G chegou em solo brasileiro apenas em 2004 como um serviço fornecido pela operadora de telefonia móvel Vivo. Utilizando a tecnologia Evolution-Data Optimized (ou CDMA 1X-EVDO), a conexão atingia a velocidade de 2 Mbps. Porém sua cobertura limitou-se apenas a poucas cidades, onde muitas possuíam cobertura de forma parcial com apenas algumas regiões de cada munícipio. 


4G


Acrônimo para quarta geração¸o 4G é uma rede totalmente baseada em IP que alcança a convergência entre diversos tipos de rede como redes sem fio, redes cabeadas e dispositivos eletrônicos como computadores com o intuito de fornecer velocidades de acesso entre 100 Mbps e 1 Gbps.
Devido a copa do mundo de futebol que seria realizada em 2014, a Anatel impôs que a rede 4G deveria ser implementada em todas as cidades-sede até 31 de dezembro de 2013. Porém a sua primeira utilização comercial foi em Recife, no final de 2012. Após isso, em fevereiro de 2013, Curitiba foi a primeira cidade do sul do Brasil a fornecê-lo como um serviço de internet móvel.

Diferenças entre 3G e 4G


 
                A rede móvel de terceira geração trabalha com a tecnologia UMTS/HSDPA, sendo transmitida via frequência de rádio. A frequência utilizada para o transporte da rede pode variar de acordo com a empresa que fornece o serviço. Por exemplo, a Claro lançou sua rede da modalidade utilizando a tecnologia UMTS/HSDPA na frequência de 850MHz no ano de 2007.
                Sua tecnologia permite que a velocidade trabalhe entre 2Mbps a 14Mbps.

 Resultado de imagem para mobile web

                O 4G utiliza a tecnologia LTE para a transmissão de dados. Essa tecnologia surgiu tendo como base as tecnologias WCDMA e GSM, tendo em foco apenas a transmissão de dados. Sendo assim, a principal característica do 4G é o oferecimento de uma conexão mais rápida e estável.
                Também trabalha com frequência de rádio, sendo distribuída utilizando a frequência de 700MHz. Trabalhando nesta frequência, a tecnologia LTE pode sustentar de 300 a 400 acessos simultâneos à sua rede de trafego de dados.
                No Brasil, o processo de implementação do 4G enfrenta alguns problemas pelo fato da frequência recomendada para sua transmissão seja a mesma utilizada para os sinais da TV analógica. Aparentemente, este problema deve ser resolvido até 2018 com o desligamento do sinal analógico de televisão. Atualmente, a rede no Brasil opera com a frequência de 2,5GHz. Por conta disso, o número de cidades brasileiras que fornecem o serviço tem um número reduzido pois antenas deste porte geram um custo bem maior e um alcance reduzido em comparação com a frequência de 700MHz.



— Fontes: 

https://www.tecmundo.com.br/celular/226-o-que-e-3g-.htm

http://blog.trocafone.com/quais-diferencas-entre-3g-e-4g/

https://www.tecmundo.com.br/4g/39145-3g-e-4g-entenda-as-diferencas-de-infraestrutura.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/3G

https://pt.wikipedia.org/wiki/4G

http://mictecinformatica.com/dicas-de-informatica/internet-3g-como-funciona-qual-o-melhor-servico/

https://www.oficinadanet.com.br/post/12569-o-que-e-e-como-funciona-4g

Comentários

  1. Parabéns pelo post, muito informativo. Pelo que sei até agora vários municípios de São Paulo e Goiás já tiveram o sinal analógico desligado. Alguns estados nordestinos como Bahia, Ceará e Pernambuco terão o sinal desligado no final deste mês de julho. Em Sergipe, pelo visto, só será desligado em 2018, espero haver uma melhora significativa na área de cobertura 4G após o desligamento.

    ResponderExcluir
  2. A conexão pelo país é de interesse de todos já que trasporte de informação e a comunicação rápida é a chave de qualquer negócio(outra coisa pro Brasil melhorar). Bem explicativo o post, gostei

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa e como funciona o Wi-Fi?

O Wi-Fi tornou-se um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, pois permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Por meio do Wi-Fi, podemos acessar a internet por sinal de ondas de rádio (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia), não sendo necessária a utilização de fios conectores. Nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são acelerados e emitem ondas de rádio que transportam as informações até uma antena receptora. As redes Wi-Fi agem de forma análoga: um adaptador (sem fio) para computadores capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, os quais são transmitidos com o auxílio de uma antena. Os roteadores wireless realizam transmissões dos dados de diversos aparelhos móveis conectados em uma rede interna, por meio das melhores e mais...

Bandas 2,4 GHz e 5,0 GHz: O que significam e quais são as suas diferenças.

A banda de 2,4 GHz possui apenas três canais, enquanto a de 5 GHz, apresenta vinte e três. A frequência de 2,4 GHz é a usada por todos os dispositivos Wi-Fi com o velho padrão 802.11g, o que significa mais eletrônicos numa mesma faixa. Aparelhos como telefone sem fio e controle de garagem também usam a frequência de 2,4 GHz. O resultado final é que esta banda é muito mais congestionada do que a de 5 GHz, apresentando taxas de transferência de dados mais lenta. Com a banda 5.0 GHz, é possível, por exemplo, ter até 20 dispositivos de rede próximos operando na mesma frequência sem que haja perda de sinal ou velocidade de internet. Apesar de possuir uma transferência de dados com maior velocidade, ela possui uma desvantagem de ser menos capaz de atravessar paredes e outros objetos sólidos, com isso a conexão pode cair ao sair de casa ou até mesmo quando você mudar de cômodo. Por outro lado, a banda de 2,4 GHz, é mais adequada para a transmissão de dados em longas distâncias e ...