Pular para o conteúdo principal

3G e 4G: O que são e suas diferenças.

     
                       O serviço de internet móvel abrange uma grande porção do Brasil, sendo consolidado graças à empresas de telefonia móvel aptas para disponibilizar diversos planos indo de acordo com as necessidades do usuário. Hoje, é possível ter acesso a redes sociais e a informação na palma da sua mão pagando relativamente pouco. Nesse post, falarei sobre a tecnologia de rede que é bastante conhecida e consolidada (3G) e a recente tecnologia que está ganhando seu espaço gradativamente (4G).




3G


                Acrônimo para terceira geração, o 3G é uma tecnologia de telecomunicação móvel wireless (sem fio) baseada em padrões utilizados por aparelhos de telefonia móvel como smartphones e tablets. Utiliza-se de serviços e redes compatíveis à International Mobile Telecommunications-2000 (IMT-2000) com instruções regidas pela International Telecommunication Union.
                Apesar da sua primeira aparição ter sido em 1998, o 3G chegou em solo brasileiro apenas em 2004 como um serviço fornecido pela operadora de telefonia móvel Vivo. Utilizando a tecnologia Evolution-Data Optimized (ou CDMA 1X-EVDO), a conexão atingia a velocidade de 2 Mbps. Porém sua cobertura limitou-se apenas a poucas cidades, onde muitas possuíam cobertura de forma parcial com apenas algumas regiões de cada munícipio. 


4G


Acrônimo para quarta geração¸o 4G é uma rede totalmente baseada em IP que alcança a convergência entre diversos tipos de rede como redes sem fio, redes cabeadas e dispositivos eletrônicos como computadores com o intuito de fornecer velocidades de acesso entre 100 Mbps e 1 Gbps.
Devido a copa do mundo de futebol que seria realizada em 2014, a Anatel impôs que a rede 4G deveria ser implementada em todas as cidades-sede até 31 de dezembro de 2013. Porém a sua primeira utilização comercial foi em Recife, no final de 2012. Após isso, em fevereiro de 2013, Curitiba foi a primeira cidade do sul do Brasil a fornecê-lo como um serviço de internet móvel.

Diferenças entre 3G e 4G


 
                A rede móvel de terceira geração trabalha com a tecnologia UMTS/HSDPA, sendo transmitida via frequência de rádio. A frequência utilizada para o transporte da rede pode variar de acordo com a empresa que fornece o serviço. Por exemplo, a Claro lançou sua rede da modalidade utilizando a tecnologia UMTS/HSDPA na frequência de 850MHz no ano de 2007.
                Sua tecnologia permite que a velocidade trabalhe entre 2Mbps a 14Mbps.

 Resultado de imagem para mobile web

                O 4G utiliza a tecnologia LTE para a transmissão de dados. Essa tecnologia surgiu tendo como base as tecnologias WCDMA e GSM, tendo em foco apenas a transmissão de dados. Sendo assim, a principal característica do 4G é o oferecimento de uma conexão mais rápida e estável.
                Também trabalha com frequência de rádio, sendo distribuída utilizando a frequência de 700MHz. Trabalhando nesta frequência, a tecnologia LTE pode sustentar de 300 a 400 acessos simultâneos à sua rede de trafego de dados.
                No Brasil, o processo de implementação do 4G enfrenta alguns problemas pelo fato da frequência recomendada para sua transmissão seja a mesma utilizada para os sinais da TV analógica. Aparentemente, este problema deve ser resolvido até 2018 com o desligamento do sinal analógico de televisão. Atualmente, a rede no Brasil opera com a frequência de 2,5GHz. Por conta disso, o número de cidades brasileiras que fornecem o serviço tem um número reduzido pois antenas deste porte geram um custo bem maior e um alcance reduzido em comparação com a frequência de 700MHz.



— Fontes: 

https://www.tecmundo.com.br/celular/226-o-que-e-3g-.htm

http://blog.trocafone.com/quais-diferencas-entre-3g-e-4g/

https://www.tecmundo.com.br/4g/39145-3g-e-4g-entenda-as-diferencas-de-infraestrutura.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/3G

https://pt.wikipedia.org/wiki/4G

http://mictecinformatica.com/dicas-de-informatica/internet-3g-como-funciona-qual-o-melhor-servico/

https://www.oficinadanet.com.br/post/12569-o-que-e-e-como-funciona-4g

Comentários

  1. Parabéns pelo post, muito informativo. Pelo que sei até agora vários municípios de São Paulo e Goiás já tiveram o sinal analógico desligado. Alguns estados nordestinos como Bahia, Ceará e Pernambuco terão o sinal desligado no final deste mês de julho. Em Sergipe, pelo visto, só será desligado em 2018, espero haver uma melhora significativa na área de cobertura 4G após o desligamento.

    ResponderExcluir
  2. A conexão pelo país é de interesse de todos já que trasporte de informação e a comunicação rápida é a chave de qualquer negócio(outra coisa pro Brasil melhorar). Bem explicativo o post, gostei

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fundamentos de Computação para Sistemas de Informação - Turma 01 Professor: Rogério Patrício Chagas do Nascimento, PhD Escolha dos Temas e Formação dos Grupos de Trabalhos Tema Escolhido:  GT5 :: REDES DE COMPUTADORES - Noções sobre Redes de Computadores (LAN, WAN, MAN, PAN, Intranet e Internet) - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC): Wi-Fi, Wi-Max, Bluetooth, 3G e 4G, RFID, GPS, VoIP, HDTV - Redes de Alta Velocidade  

O que significa e como funciona o Wi-Fi?

O Wi-Fi tornou-se um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, pois permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Por meio do Wi-Fi, podemos acessar a internet por sinal de ondas de rádio (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia), não sendo necessária a utilização de fios conectores. Nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são acelerados e emitem ondas de rádio que transportam as informações até uma antena receptora. As redes Wi-Fi agem de forma análoga: um adaptador (sem fio) para computadores capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, os quais são transmitidos com o auxílio de uma antena. Os roteadores wireless realizam transmissões dos dados de diversos aparelhos móveis conectados em uma rede interna, por meio das melhores e mais...

Bluetooth: A conexão à curto alcance

Bluetooth: A conexão à curto alcance Bluetooth é uma tecnologia para conexão sem fio (wireless) a curta distância de dispositivos como celulares,palm tops, fones de ouvido, microfones, computadores, teclados, entre outros. A tecnologia é considerada do tipo PAN ou WPAN e foi desenvolvida em 1994 com o objetivo de substituir os cabos que conectavam estes dispositivos ganhou o mercado e as grandes empresas de eletrônicos. A proposta do Bluetooth é substituir as várias soluções proprietárias existentes para conexão destes dispositivos com uma solução padronizada que possa ser adotada a nível mundial. Os requisitos principais que nortearam o desenvolvimento do Bluetooth foram: - Baixo consumo de potência; - Baixo custo, US$ 5 a 10 para adicionar o Bluetooth a um dispositivo. - Cobertura mediana, variando de acordo com as classes dos dispositivos, desde 1 metro até 100 - Transmissão de voz e dados. Vale também ressaltar que é um substituto não só dos fios, mas também outras ...