O 5G (Quinta Geração de internet móvel), representa a futura geração da telecomunicação móvel. O 5G já vem sendo estudado para substituir o 4G, embora as previsões ainda estejam um pouco nebulosas em termos de data, em matéria de tecnologia já temos algumas informações a respeito do que deve ser uma das grandes novidades dos dispositivos móveis para daqui a alguns anos.
Em termos de velocidade, a diferença entre o 4G e o 5G, promete ser bastante significativa, sendo que atualmente, as redes 4G são capazes de atingir velocidades de download com picos de 1 gigabits por segundo – embora na prática isso quase nunca aconteça. Com o 5G, essa velocidade aumentaria de 10 a 20 Gbps, para contextualizar melhor essa diferença de velocidades entre 5G e 4G, vamos usar um exemplo básico do dia a dia: download de filmes. De acordo com a Huawei, a tecnologia 5G permitirá que você baixe um filme HD de 8 GB em apenas seis segundos, enquanto você levaria sete minutos para realizar o mesmFo procedimento em uma rede 4G.
Outra melhoria do 5G será a diminuição de latência ao minimo possível, latência é o tempo que um pacote de dados leva de um ponto ao outro, no caso do 4G, a media da latência é de 10 a 50 milissegundos, já no 5G, o ideal é ter a latência na casa dos 1 milissegundo.
Parte do objetivo do 5G é aumentar exponencialmente a Internet das Coisas (revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia à Internet), pois precisará de uma rede que suporte bilhões de dispositivos conectados.
Também idealizam o 5G como uma porta de entrada para tirar do papel tecnologias mais avançadas, como carros autônomos, que com o 5G, os sensores poderiam transmitir instantaneamente mensagens para o carro, impedindo acidentes.
Fontes:
O 4G já não tá dando certo pelo fato de ter poucas áreas com cobertura 4G, imagina o 5G!
ResponderExcluir