Pular para o conteúdo principal

Internet 5G: O futuro das redes de altas velocidades móveis.

5G (Quinta Geração de internet móvel), representa a futura geração da telecomunicação móvel. O 5G já vem sendo estudado para substituir o 4G, embora as previsões ainda estejam um pouco nebulosas em termos de data, em matéria de tecnologia já temos algumas informações a respeito do que deve ser uma das grandes novidades dos dispositivos móveis para daqui a alguns anos. 

Em termos de velocidade, a diferença entre o 4G e o 5G, promete ser bastante significativa, sendo que atualmente, as redes 4G são capazes de atingir velocidades de download com picos de 1 gigabits por segundo – embora na prática isso quase nunca aconteça. Com o 5G, essa velocidade aumentaria de 10 a 20 Gbps, para contextualizar melhor essa diferença de velocidades entre 5G e 4G, vamos usar um exemplo básico do dia a dia: download de filmes. De acordo com a Huawei, a tecnologia 5G permitirá que você baixe um filme HD de 8 GB em apenas seis segundos, enquanto você levaria sete minutos para realizar o mesmFo procedimento em uma rede 4G.
Outra melhoria do 5G será a diminuição de latência ao minimo possível, latência é o tempo que um pacote de dados leva de um ponto ao outro, no caso do 4G, a media da latência é de 10 a 50 milissegundos, já no 5G, o ideal é ter a latência na casa dos 1 milissegundo.
Parte do objetivo do 5G é aumentar exponencialmente a Internet das Coisas (revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia à Internet), pois precisará de uma rede que suporte bilhões de dispositivos conectados.
Também idealizam o 5G como uma porta de entrada para tirar do papel tecnologias mais avançadas, como carros autônomos, que com o 5G, os sensores poderiam transmitir instantaneamente mensagens para o carro, impedindo acidentes.
Fontes:

Comentários

  1. O 4G já não tá dando certo pelo fato de ter poucas áreas com cobertura 4G, imagina o 5G!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fundamentos de Computação para Sistemas de Informação - Turma 01 Professor: Rogério Patrício Chagas do Nascimento, PhD Escolha dos Temas e Formação dos Grupos de Trabalhos Tema Escolhido:  GT5 :: REDES DE COMPUTADORES - Noções sobre Redes de Computadores (LAN, WAN, MAN, PAN, Intranet e Internet) - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC): Wi-Fi, Wi-Max, Bluetooth, 3G e 4G, RFID, GPS, VoIP, HDTV - Redes de Alta Velocidade  

O que significa e como funciona o Wi-Fi?

O Wi-Fi tornou-se um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, pois permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Por meio do Wi-Fi, podemos acessar a internet por sinal de ondas de rádio (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia), não sendo necessária a utilização de fios conectores. Nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são acelerados e emitem ondas de rádio que transportam as informações até uma antena receptora. As redes Wi-Fi agem de forma análoga: um adaptador (sem fio) para computadores capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, os quais são transmitidos com o auxílio de uma antena. Os roteadores wireless realizam transmissões dos dados de diversos aparelhos móveis conectados em uma rede interna, por meio das melhores e mais...

Bluetooth: A conexão à curto alcance

Bluetooth: A conexão à curto alcance Bluetooth é uma tecnologia para conexão sem fio (wireless) a curta distância de dispositivos como celulares,palm tops, fones de ouvido, microfones, computadores, teclados, entre outros. A tecnologia é considerada do tipo PAN ou WPAN e foi desenvolvida em 1994 com o objetivo de substituir os cabos que conectavam estes dispositivos ganhou o mercado e as grandes empresas de eletrônicos. A proposta do Bluetooth é substituir as várias soluções proprietárias existentes para conexão destes dispositivos com uma solução padronizada que possa ser adotada a nível mundial. Os requisitos principais que nortearam o desenvolvimento do Bluetooth foram: - Baixo consumo de potência; - Baixo custo, US$ 5 a 10 para adicionar o Bluetooth a um dispositivo. - Cobertura mediana, variando de acordo com as classes dos dispositivos, desde 1 metro até 100 - Transmissão de voz e dados. Vale também ressaltar que é um substituto não só dos fios, mas também outras ...