Pular para o conteúdo principal

Internet 5G: O futuro das redes de altas velocidades móveis.

5G (Quinta Geração de internet móvel), representa a futura geração da telecomunicação móvel. O 5G já vem sendo estudado para substituir o 4G, embora as previsões ainda estejam um pouco nebulosas em termos de data, em matéria de tecnologia já temos algumas informações a respeito do que deve ser uma das grandes novidades dos dispositivos móveis para daqui a alguns anos. 

Em termos de velocidade, a diferença entre o 4G e o 5G, promete ser bastante significativa, sendo que atualmente, as redes 4G são capazes de atingir velocidades de download com picos de 1 gigabits por segundo – embora na prática isso quase nunca aconteça. Com o 5G, essa velocidade aumentaria de 10 a 20 Gbps, para contextualizar melhor essa diferença de velocidades entre 5G e 4G, vamos usar um exemplo básico do dia a dia: download de filmes. De acordo com a Huawei, a tecnologia 5G permitirá que você baixe um filme HD de 8 GB em apenas seis segundos, enquanto você levaria sete minutos para realizar o mesmFo procedimento em uma rede 4G.
Outra melhoria do 5G será a diminuição de latência ao minimo possível, latência é o tempo que um pacote de dados leva de um ponto ao outro, no caso do 4G, a media da latência é de 10 a 50 milissegundos, já no 5G, o ideal é ter a latência na casa dos 1 milissegundo.
Parte do objetivo do 5G é aumentar exponencialmente a Internet das Coisas (revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia à Internet), pois precisará de uma rede que suporte bilhões de dispositivos conectados.
Também idealizam o 5G como uma porta de entrada para tirar do papel tecnologias mais avançadas, como carros autônomos, que com o 5G, os sensores poderiam transmitir instantaneamente mensagens para o carro, impedindo acidentes.
Fontes:

Comentários

  1. O 4G já não tá dando certo pelo fato de ter poucas áreas com cobertura 4G, imagina o 5G!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa e como funciona o Wi-Fi?

O Wi-Fi tornou-se um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, pois permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Por meio do Wi-Fi, podemos acessar a internet por sinal de ondas de rádio (formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético que se propagam no espaço perpendicularmente transportando energia), não sendo necessária a utilização de fios conectores. Nos locais onde há sistemas que fazem uso de ondas de rádio, um circuito elétrico é o responsável por provocar a oscilação de elétrons na antena emissora. Estes elétrons são acelerados e emitem ondas de rádio que transportam as informações até uma antena receptora. As redes Wi-Fi agem de forma análoga: um adaptador (sem fio) para computadores capta as informações e as traduz na forma de sinais de rádio, os quais são transmitidos com o auxílio de uma antena. Os roteadores wireless realizam transmissões dos dados de diversos aparelhos móveis conectados em uma rede interna, por meio das melhores e mais...

3G e 4G: O que são e suas diferenças.

                             O serviço de internet móvel abrange uma grande porção do Brasil, sendo consolidado graças à empresas de telefonia móvel aptas para disponibilizar diversos planos indo de acordo com as necessidades do usuário. Hoje, é possível ter acesso a redes sociais e a informação na palma da sua mão pagando relativamente pouco. Nesse post, falarei sobre a tecnologia de rede que é bastante conhecida e consolidada (3G) e a recente tecnologia que está ganhando seu espaço gradativamente (4G). 3G                 Acrônimo para terceira geração , o 3G é uma tecnologia de telecomunicação móvel wireless (sem fio) baseada em padrões utilizados por aparelhos de telefonia móvel como smartphones e tablets. Utiliza-se de serviços e redes compatíveis à International Mobile Telecommunications-2000 (IMT-2000) com instru...

Bandas 2,4 GHz e 5,0 GHz: O que significam e quais são as suas diferenças.

A banda de 2,4 GHz possui apenas três canais, enquanto a de 5 GHz, apresenta vinte e três. A frequência de 2,4 GHz é a usada por todos os dispositivos Wi-Fi com o velho padrão 802.11g, o que significa mais eletrônicos numa mesma faixa. Aparelhos como telefone sem fio e controle de garagem também usam a frequência de 2,4 GHz. O resultado final é que esta banda é muito mais congestionada do que a de 5 GHz, apresentando taxas de transferência de dados mais lenta. Com a banda 5.0 GHz, é possível, por exemplo, ter até 20 dispositivos de rede próximos operando na mesma frequência sem que haja perda de sinal ou velocidade de internet. Apesar de possuir uma transferência de dados com maior velocidade, ela possui uma desvantagem de ser menos capaz de atravessar paredes e outros objetos sólidos, com isso a conexão pode cair ao sair de casa ou até mesmo quando você mudar de cômodo. Por outro lado, a banda de 2,4 GHz, é mais adequada para a transmissão de dados em longas distâncias e ...