Pular para o conteúdo principal

Internet 5G: O futuro das redes de altas velocidades móveis.

5G (Quinta Geração de internet móvel), representa a futura geração da telecomunicação móvel. O 5G já vem sendo estudado para substituir o 4G, embora as previsões ainda estejam um pouco nebulosas em termos de data, em matéria de tecnologia já temos algumas informações a respeito do que deve ser uma das grandes novidades dos dispositivos móveis para daqui a alguns anos. 

Em termos de velocidade, a diferença entre o 4G e o 5G, promete ser bastante significativa, sendo que atualmente, as redes 4G são capazes de atingir velocidades de download com picos de 1 gigabits por segundo – embora na prática isso quase nunca aconteça. Com o 5G, essa velocidade aumentaria de 10 a 20 Gbps, para contextualizar melhor essa diferença de velocidades entre 5G e 4G, vamos usar um exemplo básico do dia a dia: download de filmes. De acordo com a Huawei, a tecnologia 5G permitirá que você baixe um filme HD de 8 GB em apenas seis segundos, enquanto você levaria sete minutos para realizar o mesmFo procedimento em uma rede 4G.
Outra melhoria do 5G será a diminuição de latência ao minimo possível, latência é o tempo que um pacote de dados leva de um ponto ao outro, no caso do 4G, a media da latência é de 10 a 50 milissegundos, já no 5G, o ideal é ter a latência na casa dos 1 milissegundo.
Parte do objetivo do 5G é aumentar exponencialmente a Internet das Coisas (revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia à Internet), pois precisará de uma rede que suporte bilhões de dispositivos conectados.
Também idealizam o 5G como uma porta de entrada para tirar do papel tecnologias mais avançadas, como carros autônomos, que com o 5G, os sensores poderiam transmitir instantaneamente mensagens para o carro, impedindo acidentes.
Fontes:

Comentários

  1. O 4G já não tá dando certo pelo fato de ter poucas áreas com cobertura 4G, imagina o 5G!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fundamentos de Computação para Sistemas de Informação - Turma 01 Professor: Rogério Patrício Chagas do Nascimento, PhD Escolha dos Temas e Formação dos Grupos de Trabalhos Tema Escolhido:  GT5 :: REDES DE COMPUTADORES - Noções sobre Redes de Computadores (LAN, WAN, MAN, PAN, Intranet e Internet) - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC): Wi-Fi, Wi-Max, Bluetooth, 3G e 4G, RFID, GPS, VoIP, HDTV - Redes de Alta Velocidade  

HDTV no Brasil

A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007, em São Paulo. O evento reuniu mais de 2000 pessoas. Em 2009, o governo iniciou uma ampla campanha de divulgação sobre o que era a televisão digital, seus benefícios, além de fazer acordos com as fabricantes para baratear os preços, e a partir disso, as vendas de televisores aptos ao sistema digital melhoraram consideravelmente. DESLIGAMENTO DO SINAL ANALÓGICO: Até 2018, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), estima que 1,3 mil cidades brasileiras já estejam com o sinal analógico desligado. Para conscientizar e alertar os telespectadores sobre o desligamento, ela iniciará uma série de ações para falar sobre a TV Digital. Quem ainda recebe o sinal analógico, contará também com outro alerta para lembrá-lo sobre a conversão. É a presença de tarjas pretas e do símbolo A, de analógico, na tela do sinal analógico, indicando que o telespectador de...

WiMax: Como funciona esta rede?

O WiMax fornece uma conexão Internet de alta velocidade em uma área de cobertura de vários quilômetros. Ele proporciona velocidades de, aproximadamente, 70 Mbps/s numa área de 50 quilômetros. O padrão WiMax tem a vantagem de permitir conexões sem fio entre uma estação básica (Base Transceiver Station - BTS) e milhares de assinantes, sem precisar de linha visual direta (LOS - Line Of Sight ou NLOS - Non Line Of Sight). Na realidade, ele atravessa apenas obstáculos pequenos como árvores ou uma casa, mas não pode, em nenhum caso, atravessar colinas ou edifícios. O rendimento real na presença de obstáculos pode ser inferior a 20 Mbp/s. A primeira operadora a oferecer o serviço no Brasil foi a Embratel. Em abril de 2008, a tecnologia passou a ser entregue pela operadora para pequenas e médias empresas em 12 capitais (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo). Para uma Rede WiMax, podem...